
2021 tem sido um ano bem chocante para quem acompanha o entretenimento chinês. E isso não é apenas quanto a escândalos de famosos, os fãs também têm criado situações bem embaraçosas para seus artistas favoritos e seus colegas de fandom. Graças a toda essa situação, órgãos reguladores do governo chinês bateram o martelo e começaram a intervir diretamente na treta inteira. Para entender melhor, vamos por partes:
Ações notáveis de famosos:
- Em janeiro deste ano, o ex-marido de Zheng Shuang, Zhang Heng, denunciou a atriz por fazer barriga de aluguel, ilegal na China, e abandonar as crianças. Ele, que tentava levar as crianças para a China para criá-las, usou a denúncia pública como último recurso para conseguir uma autorização para levá-las, já que a bonita não queria assinar essa autorização. Para agravar a situação, Zhang Heng também denunciou Zheng Shuang por sonegação de impostos através de um sistema similar ao que Fan Bingbing foi punida por usar em 2017. Ela foi descoberta culpada e pagou uma multa de milhões.
Shuang perdeu todos os seus patrocínios, prêmios honorários e contratos, e foi a primeira artista chinesa a ser colocada publicamente na lista negra de órgãos governamentais.
- Em julho, Kris Wu foi acusado de assédio, estupro, estupro de menores e predação, sendo que administradores do seu fã clube oficial ajudavam-no em suas conquistas nojentas. Ele está atualmente preso, esperando julgamento. Em um pronunciamento sobre ele, a Associação de TV e Artistas do Cinema e da Música da China disse que "os fã-clubes e a identidade estrangeira desses chamados top-liuliangs não lhes dá liberdade de fazerem o que quiserem, e não são de forma nenhuma um talismã para atos ilegais e antiéticos." (cr. dramapotatoes)
- Em agosto, Zhang Zhehan teve todos os seus projetos futuros cancelados e todos os seus patrocínios terminados após fotos antigas do ator no Santuário Yasukuni, memorial de soldados mortos em guerras em que o Japão tomou parte, incluindo as guerras sino-japonesas. Assim, foi entendido que o Zhang Zhehan é uma má influência e foi banido do entretenimento pela Associação de Artes Cênicas da China.
Ações notáveis de fandons:
- Em maio deste ano, durante o programa de sobrevivências Youth With You 3, fãs compraram centenas de caixas de leite que valiam votos para seus favoritos. Os litros de leite que seriam inúteis pra esse povo, foram jogados fora, e um vídeo da situação viralizou no Douyin, o TikTok chinês. A iQIYI, produtora do programa, teve que parar as gravações e emitir um pedido de desculpas. O Escritório Municipal de Rádio e Televisão de Pequim publicou uma nota de repreensão a programas de entretenimento por focar demais em aparência e popularidade dos artistas, por seus sistemas de votação e por incentivar comportamentos irracionais de fãs.
Atualmente, esses programas estão proibidos na China. Sistemas de votação por compra de votos também estão proibidos. Menores também estão proibidos de participarem deste tipo de programa.
- Em 2020, Xiao Zhan enfrentou graves consequências após o site de fanfics AO3 ser banido na China após denúncias de fãs do ator. Os fãs acreditavam que certas fanfics sobre ele, que efeminavam e tinham conteúdo adulto, eram insultantes e degradante para o ator. Os usuários do site ficaram revoltados e escolheram violência virtual como resposta. O incidente tomou proporções enormes, afetando não apenas o ator como também outras celebridades, programas e outros. A polícia foi envolvida e o ator colaborou diretamente com o Weibo para lidar com o caos online.
- Os atores Yang Yang e Dilireba emitiram um comunicado basicamente pedindo paz entre seus fandoms, que estavam em pé de guerra desde que os rumores sobre sua colaboração no drama You Are My Glory começaram. Os barracos não cessaram, mas diminuíram significativamente e o lançamento do drama seguiu como planejado.
- Os fã-clubes da atriz Zhao Liying fizeram um anúncio de boicote se a atriz colaborasse novamente com Wang Yibo. Eles tinham atuado juntos em Legend of Fei, e o sucesso do drama gerou rumores de uma segunda colaboração. Segundo os fãs da atriz, os fãs do ator estariam atacando Zhao Liying por ser divorciada e uma segunda colaboração resultaria em mais fanwars. Como resposta, eles começaram outra fanwar e anunciaram boicote ao drama. Os fã-clubes da atriz foram banidos e o estúdio da atriz também foi afetado com um banimento temporário.
A "qinglang" (清朗):
A Administração Nacional de Ciberespaço criou a operação "qinglang" (limpeza), que tem a intenção de criar um ambiente social online mais saudável e civilizado. Todas as empresas de artistas e seus artistas divulgaram pronunciamentos assinados contentado as seguintes orientações:
- Discurso civilizado, discussão racional. Recuse-se a provocar confronto, abuso mútuo e violência cibernética, padronize a autodisciplina, respeite a razão dos outros, estabeleça o valor e a visão do que é certo e errado e, em conjunto, crie um ambiente online harmonioso e ordenado.
- Seja racional ao seguir seu ídolo e concentre-se em seus trabalhos. Recuse-se a se envolver em atividades ilegais, disseminar conteúdo roubado, interferir na ordem e segurança pública, apoio irracional, arrecadação de fundos, etc.
- A internet não é uma área fora da lei, e todos têm que se responsabilizar pelos seus atos. Resistiremos resolutamente a qualquer ato ilegal que interfira na opinião pública e perturbem a ordem, espalhando rumores, induzindo conteúdo que gere briga, marketing malicioso, etc.