[TRADUÇÃO] Waiting for You in a City - Capítulo 02

 

CAPÍTULO DOIS

Tradução e revisão por Carmen M. Souza no Praticamente Única

Depois de sair do trabalho, Xu Qin vai ao departamento ambulatorial de cirurgia de queimaduras no nono andar do prédio para procurar o professor Xu Ken. Na noite anterior, durante a cirurgia, ela teve uma pequena dúvida, e quer encontrar o professor para esclarecê-la.
Às oito da manhã, Xu Ken não está no hospital.
Xu Qin pergunta à enfermeira e percebe que se lembra da data errada. Professor Xu Ken está sempre de folga no sábado. Ela pensava ser sexta-feira — ela tem estado sempre tão cansada. Xu Qin esfrega o nariz com força e então vai para o elevador. No momento em que ela passa pela sala de limpeza, ela acidentalmente ouve seu próprio nome.
“Ouvi dizer que quando Xu Qin voltar do departamento de emergência, ela será promovida a médica residente.” Essa voz pertence a Yang Si Jia. Ela e Xu Qin entraram no hospital na mesma época. Elas eram internas e foram promovidas a médicas do hospital.
“O quê?! Médica residente?” Zhu Xian é a veterana delas, ela claramente parece infeliz: “Por quê? Só porque ela estudou nos EUA? Ela só está aqui há alguns anos, ela tem experiência suficiente?”
“Então enviá-la para o departamento de emergência foi para enganar as pessoas. Com certeza, quando ela terminar, ela será a médica residente. Não é apropriado, mas ninguém poderá argumentar, será apenas uma exceção.” Yang Si Jia lava as mãos e olha para Zhu Xian com os olhos cheios de pena. “Eu sinto que deveria ser a sua vez. Você é mais velha que ela, e mais experiente também. Mas não há como, porque a família dela a apoia às escuras.”
Zhu Xian bufa e diz: “Qualquer um pode conseguir umas costas quentes. Todos que entram aqui têm algumas conexões.”
Yang Si Jia balança a cabeça: “Ah, mas a família dela não é comum. Ouvi dizer que o sobrenome dela é Meng, ela mudou porque não quer tornar isso público.”
“Meng?” Zhu Xian hesita por um momento: “A filha do chefe de gabinete...?”
Yang Si Jia encolhe os ombros.
Zhu Xian não diz nada e apenas dá vazão à sua insatisfação lavando as mãos com força. Ela então pega um lenço de papel para limpar as mãos. Depois de algum tempo, ela joga o lenço no lixo. “Ela não quer tornar isso público? Hilário. Se não que, não deveria usar a porta dos fundos. Cansei dela, mas ainda tenho que trabalhar no mesmo lugar que ela, eu…”
Zhu Xian engasga, Xu Qin está observando-a da porta ligeiramente aberta. Xu Qin está calma e fria.
Xu Qin pergunta indiferentemente: “Você não quer trabalhar comigo, devo ajudá-la a falar com o chefe do hospital?” Sua voz está rouca de cansaço.
Zhu Xian está tremendo, seu olhar mostra que ela se sente envergonhada e quer implorar por perdão.
Xu Qin então apenas vira seu corpo e sai.

Apoie meu trabalho clicando em alguma pro pa gan da

Quando ela sai do hospital e vai para o carro, o segurança a cumprimenta amigavelmente: “Doutora Xu, está saindo do trabalho?”
Xu Qin sorri e acena com a cabeça. Ela entra no carro e dirige rapidamente para fora do estacionamento.
O sol da manhã está brilhando esplendidamente, é tão brilhante que Xu Qin sente que é difícil abrir os olhos.
O pátio da família Meng fica localizado no oeste da cidade, muito longe do hospital. Seu pai se sentia angustiado ao vê-la trabalhando tanto, então ele comprou um apartamento para ela na área de Zong Lu Hua Yuan. Leva apenas dez minutos para chegar lá, então é conveniente para ela ir depois do trabalho.
O apartamento é novo e fica situado ao norte, de frente para o sul. É grande. Xu Qin vive lá com vazio total, mas ela não se sente sozinha. Anos no exterior a fizeram boa em viver sozinha em uma cidade.
Talvez por ficar acordada até tarde, Xu Qin tem uma dor de garganta. Ela se lembra que tem uma chaleira em casa, mas esqueceu onde a deixou.
Ela procura nos armários da cozinha por um tempo. Então ela tira e rasga todos os plásticos. Ela lava a chaleira e depois despeja duas garrafas de água dentro. No momento em que ela está prestes a aquecê-la, ela percebe que o plugue da chaleira é estilo inglês.
Xu Qin segura e fica lá, de pé, por alguns segundos. Ela suspira. Ela não sabe onde o mordomo comprou isso. Ela tenta descobrir se tem outro conector para o plugue.
Por fim, ela deixa para lá e abre uma garrafa de água. A água fria de alguma forma faz sua garganta doer. Ela franze a testa e termina a água. Então ela vai ao banheiro tomar um banho. Ela seca o cabelo antes de ir para a cama dormir.
Xu Qin dorme tão profundamente, mas, atordoada, consegue ouvir uma sirene. Ela sabe que não é uma ambulância, então não acorda.
Até que no próximo momento, uma sirene começa a tocar. Parece apressada. Uma pessoa também bate com muita força em sua porta. “Senhorita Xu? Senhorita Xu!”
Xu Qin acorda de repente. Há som de sirene do lado de fora.
Ela abre a porta e vê que é o segurança do complexo. Ele parece ansioso e aterrorizado. Ele está suando: “Por favor, desça rapidamente, a rua Wu Fang está pegando fogo. Seu carro está bloqueando a passagem para os bombeiros.”
Xu Qin fica sóbria. Ela calça seus sapatos rapidamente: “Eu vou descer agora.”
“Traga a chave do seu carro!”
Xu Qin fecha a porta e pergunta: “Aquela área é canal dos bombeiros? Sempre vejo os moradores estacionarem lá.”
Os seguranças fazem careta: “Sim, todo mundo está bloqueando esse caminho. Será um problemão. Depressa. Ainda tenho que contatar muitas residências.”
Os seguranças saem correndo: “Ferrou, ferrou. Ferrou feio.”
Xu Qin pega o elevador e olha para a janela e percebe uma fumaça espessa de um lugar não muito distante.
O apartamento de Xu Qin está localizado em Zong Lu Hua Yuan, uma famosa área de classe alta. Um apartamento lá custa duas ou três vezes mais que nas áreas ao redor. É uma nova área que tem tudo o que é necessário disponível.
Quanto à Rua Wu Fang próxima da área Zong Lu Hua Yuan, é uma área pobre e antiga muito conhecida. No passado, foi uma terra habitada por artesãos. Mas depois se transformou gradualmente em uma pequena rua de mercadorias e a mais baixa classe de residências da sociedade.
Alguns anos antes, Dong Cheng planejou desenvolver a Rua Wu Fang para que os edifícios fossem demolidos e os habitantes fossem realojados, mas havia muitas pessoas vivendo lá. A maioria deles não tem direito à propriedade e o desenvolvedor da área não está disposto a dar compensação suficiente. Isso levou essas pessoas a não terem lugar para viver e ambos os lados não chegarem a um acordo. O desenvolvedor planejava usar a força para demoli-los.
Felizmente, um diretor chinês famoso achou a vista ótima e fez a Rua Wu Fang parte do seu filme. A sociedade começou a apelar para que a área fosse protegida por causa de sua cultura e arquitetura. Eles queriam deixar a imagem vintage da Rua Wu Fang. Isso criou uma grande controvérsia. Por fim, a Rua Wu Fang se transformou em um local cênico famoso e não pode ser demolida.
Ano após ano, a área mudou de um lugar simples para impressionante — por todo o lugar, há grandes edifícios e residências de estilo europeu e prédios de escritório. As ruas são largas e lotadas. A população local brinca que a área se tornou “o jardim no centro de Nova York”.
Zong Lu Hua Yuan fica do outro lado da Rua Wu Fang, separadas apenas por um beco.
Como resultado, Zong Lu Hua Yuan tem problemas com a área de estacionamento. Além disso, as áreas de estacionamento estão passando por manutenção, os residentes não podem estacionar lá dentro, então alguns estacionam o carro do lado de fora. O pequeno beco na parte de trás é a primeira escolha.
Todos os carros finos são estacionados em fila como longas correntes, e deixam apenas uma faixa de mão única. Não houve problema por muito tempo. Ninguém imaginou que isso impediria o carro de bombeiros de entrar.
Xu Qin sai de seu prédio pela porta dos fundos e corre para aquele beco. As sirenes dos carros dos bombeiros continuam tocando. Um fluxo de pessoas está saindo. Os adultos estão correndo com o rosto em pânico. Os homens estão segurando suas mulheres e filhas. Os adolescentes estão segurando idosos. Vários bombeiros estão guiando esses grupos: “Não empurre! Caminhe devagar e com segurança! Não corra!”
Xu Qin olha para a situação ao redor e percebe uma fumaça pesada do edifício SCBD.
Muita gente está começando a mover seus carros.
Vários carros de bombeiros estão bloqueando o beco, suas luzes vermelhas acesas. O motorista do carro de bombeiros começa a xingar: “Onde está o gerente de propriedade? Depressa, peça às pessoas para tirarem os carros!”
Dois carros começam a se mover, mas o carro de bombeiros para novamente porque ainda há dois carros bloqueando o seu caminho.
Na rua, as mulheres gritam, as crianças choram. Há água no chão. Os bombeiros puxam a mangueira de água, mas como o comprimento é limitado, ela só pode pulverizar a água em certos intervalos.
O cabelo e as roupas de Xu Qin estão molhados.
Ela corre em direção ao carro e pega a chave. Quando ela está para abrir o carro, uma mulher corre e a atinge. Isso faz a chave cair debaixo do carro.
Xu Qin se ajoelha para dar uma olhada. Debaixo do carro há um fluxo de água suja. Ela se sente enojada, morde os lábios e estende a mão para pegar a chave do carro, mas não consegue alcançá-la.
Da parte de baixo do carro, ela pode ver alguns sapatos correndo, eles são dois bombeiros.
“E quanto a esses carros? Não conseguimos entrar em contato com os proprietários, o que devemos fazer?”
A voz daquele homem é fria, ele parece zangado: “Levanta essa porra logo!”
“Como?”
“Senão, vamos esperar até que este lugar se transforme em um terreno plano? Vocês aí, levantem o carro!” O homem vem e faz uma ordem.
“Líder Song, veja os números dessas placas. Elas são todas…”
“Chega de bobagem! Eu assumirei a responsabilidade.” Aquele homem fala friamente.
Xu Qin força o peito ao chão e finalmente alcança a chave. Ela se levanta e ouve a voz irritada atrás dela. Aquele homem ainda está furioso. Ele uiva: “Este é o seu carro? Você não sabe que este é o caminho do carro de bombeiros?!”
Xu Qin pressiona a chave do carro e abre a porta, vira a cabeça e pede desculpas: “Sinto muito, eu…”
Song Yan está usando um uniforme de combate a incêndio azul profundo com o capacete de segurança. Ele está atrás dela. Ele olha para ela com impaciência e nojo.
A mente de Xu Qin fica em branco. Olhar para aquele rosto deixa o rosto dela em branco.
Song Yan a empurra sem qualquer educação, ele ruge: “Porra, por que ainda está parada aí feito idiota?! Tire o carro logo daí!”
Xu Qin cambaleia e esbarra no carro. Quando se recupera, ela olha em volta. Tudo está uma bagunça. Então ela vira a cabeça novamente para olhar para Song Yan, Song Yan já foi para outro carro.
Xu Qin entra em seu carro e liga o motor. Ela segue para a saída do beco. Quando passa por Song Yan, ela olha para ele por um tempo.
Song Yan e vários outros bombeiros estão levantando os carros. Aqueles homens parecem sérios e tensos. Eles usam toda a sua força para levantar o carro e jogá-lo para o lado da estrada. Eles não param. O carro de bombeiros começa a entrar.
Sua imagem do espelho retrovisor fica pequena, ele desaparece na frente dos olhos dela.
Xu Qin lembra que a casa de Song Yan também fica na Rua Wu Fang.
Ela estaciona o carro do lado de fora do prédio. Seu coração volta a bater normal. Quando ela se lembra do que aconteceu, percebe que Song Yan basicamente não a reconheceu. Ele olhou para ela como se ela fosse apenas uma estúpida residente da cidade.
Ele não se lembra dela.
Ela olha para as pessoas correndo de seu espelho retrovisor. Ela pega o telefone e liga para o pronto-socorro do hospital.
“Há um incêndio na Rua Wu Fang, vocês receberam uma denúncia?”
“As ambulâncias já estão a caminho.”
Xu Qin abaixa o telefone e usa um elástico para amarrar o cabelo. Então ela sai do carro e corre em direção àquele beco de novo.

Apoie meu trabalho clicando em alguma pro pa gan da