CAPÍTULO SETE
Tradução e revisão por Carmen M. Souza no Praticamente Única
Xu Qin tem uma semana calma, trabalhando e vivendo como de costume.
Durante os feriados, o ambulatório faz rodízios, enquanto o pronto-socorro trabalha normalmente.
Assim que o feriado chega, há bêbados, gente passando mal por excesso de comida e bebida, bem como aqueles que estiveram em acidentes inesperados trazidos pelo 110 — todo o departamento de emergência fica ocupado e não há pausa.
Tarde da noite, outro casal bêbado é enviado. Quando Xu Qin entra na sala de observação, os dois estão deitados em camas ao lado um do outro e conversando.
Xu Qin pede à enfermeira para medir sua pressão arterial. O menino está conversando com a garota quando vê Xu Qin e ri maliciosamente: “Irmã anja, você é tão bonita.”
A garota aponta para o menino e ri: “Seu idiota, você está bêbado, eu sou o anjo, eu estou aqui!”
O menino não está convencido: “É você que está bêbada, eu não fico bêbado nem com mil copos.”
Menina: “Cale a boca! Quer ver eu te transformar em pedra com um beijo?”
O menino levanta os cobertores para sair da cama: “Vem, me beija! Quem não beijar é um neto!”
As enfermeiras se esforçam muito para empurrar as duas pessoas de volta para os leitos.
Xu Qin olha para os dois e instrui a enfermeira: “Monitoramento de rotina e a infusão servirão.” Depois de fechar o livro de diagnóstico, ela guarda a caneta e sai da sala de observação.
Xiao Nan segue de perto.
Xu Qin: “Esses dois se conhecem?”
Xiao Nan: “Eles não se conhecem, eles foram enviados aqui de lugares diferentes.”
Xu Qin: “Eles agem como se se conhecessem.”
Xiao Nan: “Esses dois não são tão ruins. Ontem, alguns se abraçaram e rolaram, o leito ficou coberta de urina.”
Xu Qin diz levemente: “O país não deveria dar feriados. Os humanos são como animais, não sabem se controlar depois que se livram de suas amarras.”
Xiao Nan lembra silenciosamente: “Doutora Xu, então também não teríamos férias e morreríamos de exaustão.”
Xu Qin pensa por um momento: “Ah…”
Poucas horas depois, Xiao Nan mais uma vez experimenta profundamente o que significava não ter restrição.
São duas horas da manhã, Xu Qin e vários outros cirurgiões, bem como várias enfermeiras, estão sob as luzes brancas brilhantes da sala de consulta olhando na mesma direção, todos franzindo a testa.
Um paciente do sexo masculino está deitado na mesa de exame, seu rosto está vermelho, suas pernas estão enroladas e um pequeno tubo de aço com um estreito diâmetro interno está enrolado em torno de seus órgãos genitais.
A partir da consulta preliminar, sabe-se que devido ao impulso sexual fisiológico, o paciente inseriu seus genitais no tubo curto para buscar estimulação, mas ficou preso dentro e não conseguiu sair. Os órgãos não amoleceram devido à pressão arterial e congestão, permanecendo eretos por algumas horas. É tão doloroso que ele está à beira de um colapso. O paciente está desesperado, e chora: “Vocês têm que me salvar, doutores, eu ainda não tenho filhos e sou o único herdeiro em nove gerações, as joias da família não podem ser desperdiçadas.”
“Único herdeiro em nove gerações, você pode se acalmar?”
Depois que Xu Qin e os outros discutem, eles tentam dar algumas injeções nele, mas aquela coisa não amolece e é impossível tentar puxar o tubo. O paciente grita de dor se a região é movida mesmo que um pouco.
Quando todos ficam sem ideias, Xu Qin diz: “Vamos chamar os bombeiros.” Vendo as expressões intrigadas de todos, ela acrescenta: “Eles têm ferramentas especializadas. Se, por exemplo, a mão de uma criança fica presa em um brinquedo, ou a perna de um adulto fica presa em uma porta giratória, ou um dedo fica preso em um pequeno anel, os bombeiros conseguem tirar. Eles também conseguem pegar cobras e animais selvagens ou outras coisas.”
Todos estão de olhos arregalados. O paciente ainda está com pique para intervir e ri: “Caramba, que tipo de idiota colocaria a perna presa em uma porta giratória?”
Xu Qin lentamente olha para ele.
Xiao Nan sai para ligar para o 119.
O Dr. Li suspira: “Eu não sabia que os bombeiros podiam fazer essas coisas.”
Xu Qin diz: “Os bombeiros são prodígios cheios de conhecimento…” Vendo a expressão de todos, ela muda sua declaração: “... É uma ocupação que amplia nossos horizontes.”
Pouco tempo depois, um carro de bombeiros chega.
Da janela do escritório, Xu Qin vê um grupo de homens sair do carro. Desta vez, eles estão usando uniformes laranja, não o calmo azul-escuro que usaram quando estavam lutando contra o fogo. Esse laranja é especialmente brilhante na escuridão da noite.
Ela não consegue descobrir qual é Song Yan, talvez o uniforme seja muito padronizado.
Quando os bombeiros entram na sala de consulta, não há Song Yan entre os rostos desconhecidos.
Depois que Xu Qin explica a situação, ela faz uma pergunta extra: “A qual brigada de incêndio vocês pertencem?”
“Shi Li Tai.”
Eles pertencem à equipe de Song Yan. Parece que foi um turno diferente. É verdade, quem poderia suportar um serviço de 24 horas?
Xu Qin se afasta silenciosamente e olha para a ambulância do lado de fora da janela. Ele também não estará lá.
Alicates com ponta de agulha, alicates de corte, lixadeira elétrica... Os bombeiros levam uma hora e meia para finalmente remover o tubo de aço curto do homem, que é entregue aos médicos para tratamento adicional.
Quando o incidente acaba e o paciente quer agradecer aos bombeiros, a equipe se retirou há muito tempo.
Já está claro lá fora.
Apoie meu trabalho clicando em alguma pro pa gan da
No acampamento base, Song Yan está liderando os oficiais em um treinamento.
Como diz o velho ditado, o domínio do estudo reside na diligência. Não importa quão boas são suas habilidades, você ficará fora de forma se não treinar por oito ou dez dias. Em caso de incêndio, os menores erros podem ser fatais.
O cronograma de treinamento estabelecido pelo próprio corpo de bombeiros já é muito rigoroso - incluindo treinamento físico e de habilidades, e conhecimento e treinamento psicológico, para citar alguns. Além disso, Song Yan é um capitão extremamente rigoroso. Normalmente ele está rindo e brincando, mas não permite que ninguém fique distraído, preguiçoso ou recorra a atalhos na aula.
Os membros da equipe estão há muito acostumados com seu modo de liderança, eles sabem valorizar suas próprias vidas, e cada um dá tudo de si no treinamento árduo. Os bombeiros do Esquadrão Shi Li Tai sempre são os primeiros em todas as disciplinas nas competições de destacamento.
A prática de hoje é escalar muros externos e descidas rápidas.
Os membros da equipe são divididos em grupos de dois e agrupados na parte inferior do muro de treinamento. Uma pessoa tem que subir com as mãos nuas no telhado, usando tubos de drenagem, caixas de ar condicionado e revestimentos de madeira como apoio. Uma vez que a corda de segurança está amarrada e é jogada pelo muro, a outra pessoa a agarra e sobe rapidamente pelo telhado também. Os dois têm que amarrar um manequim pesando 50kg em seus corpos e, em seguida, descer rapidamente para o solo. Dessa forma, ir e voltar dez vezes conta como uma série.
Depois de uma série, eles descansam por dez minutos antes de passar para a próxima série.
Song Yan e Yang Chi são parceiros de treinamento. Yang Chi sobe no telhado primeiro e joga a corda para baixo. Song Yan puxa a corda, pisa contra a parede e sobe ao telhado em menos de dez segundos. Assim que ele sobe sobre o parapeito, Yang Chi diz: “Yan ge, ouvi de Xiao Fei que eles foram enviados para o Terceiro Hospital Militar esta manhã.”
A história sobre o esquisitão com os genitais preso num cano de aço não é só famosa entre a equipe como também entre os quartéis vizinhos. Afinal, são todos garotos curiosos que não conseguem manter a boca fechada.
“E daí?” Song Yan rapidamente pega o boneco e o amarra à cintura.
Após a terceira série, Song Yan está coberto de suor, sua camiseta está encharcada e grudada em seu corpo.
Yang Chi também enxuga o suor em seu rosto e carrega o boneco: “Eles também falaram que conheceram uma médica fria e bonita. Todos disseram que da próxima vez que se machucarem, irão vê-la.”
“Que tal eu te machucar agora?”“ Song Yan olha para ele, um sorriso insincero no rosto.
“Não precisa.” Yang Chi ri.
Song Yan se levanta e volta para o parapeito, pega a corda e pula para o lado de fora do muro.
Yang Chi segue, pisando na face da parede: “Irmão, você conhece aquela médica? Senti que algo estava errado da última vez que vi…”
Song Yan aperta os lábios e passa a língua pelos dentes, sua expressão perigosa.
“Ela é sua ex-namorada…”
Song Yan chuta sua mão. Yang Chi solta um grito, desliza meio metro para baixo e agarra a corda novamente, balançando para frente e para trás ao longo do muro como um saco de pano.
“Eu estava errado!”
Song Yan o chuta novamente, e Yang Chi uiva: “Eu estava errado, eu estava errado!”
Song Yan suga as bochechas com força, abaixa a cabeça e chuta novamente.
Yang Chi finalmente cai e pousa no tapete com um baque.
Song Yan olha para ele, agarra a corda, se empurra contra a parede duas ou três vezes e desce rapidamente.
Apoie meu trabalho clicando em alguma pro pa gan da
Em um piscar de olhos, um terço de agosto passa, o tempo quente acaba e as férias de verão estão quase no fim. No hospital, vários casos de pessoas bêbadas irritadas com o calor que se envolveram em brigas, gente que comeu comida picante e bebeu álcool a ponto de fazer o estômago sangrar - o número desses pacientes começa a diminuir.
Xu Qin mantém sua rotina de trabalhar, ir para casa, ver seus pais e ver seus amigos.
Durante esse período, ela saiu para tomar chá com Fu Wenying. Do outro lado da mesa estava uma senhora tão elegante quanto Fu Wenying, e um garoto bonito da mesma idade que Xu Qin.
Xu Qin se comportau como a filha perfeita ideal no coração de Fu Wenying: bonita, pura, gentil e educada.
No mundo de Fu Wenying, as regras são muito simples. O amor e o afeto, o coração e o caráter podem transbordar, no entanto, o casamento só é possível com fortes conexões e status social bem ajustados entre as famílias. Atravessar diferentes classes sociais é absolutamente impossível.
Meng Yanchen tem que ser assim, Xiao Yixiao também tem que ser assim, todos que eles conhecem desde a infância devem ser assim.
Xu Qin também aceita calmamente as ideologias de seus pais. Ela tem desfrutado de muita conveniência e liberdade dadas pelo dinheiro e privilégio desde que era criança. Ela está imersa nesse ambiente privilegiado e não consegue se separar dele.
O rapaz que ela conheceu naquele dia não expressou nenhum interesse óbvio por ela no local, mas, dois dias depois, enviou a Xu Qin uma mensagem de texto pedindo para se encontrarem. Assim que ela se senta para responder, seu departamento a chama para uma reunião de última hora. Há pouco contato depois disso.
É provável que as qualificações da outra parte sejam ótimas e ele tenha muitas opções.
Xu Qin não se preocupa com isso e esquece em um piscar de olhos. É o hidrante no corredor que ela vê todos os dias a caminho do hospital e a caminho de casa que inevitavelmente interrompe seus pensamentos por um momento.
Mas ela sempre se mantém calma e recolhida, sem agitação.
Um dia, quando ela está prestes a sair do trabalho, ela recebe uma ligação de Xiao Yixiao chamando ela para sair. É o primeiro aniversário da abertura do seu bar “Charme”.
Xu Qin chega antes de Meng Yanchen, e quando ela encontra Xiao Yixiao, ele está sentado em uma cabine conversando e rindo com um homem. Quando ele vê Xu Qin chegando, Xiao Yixiao ergue a mão para cumprimentá-la. O homem vira a cabeça. Como que arranjado pelo destino, é alguém com que Xu Qin já saiu - Jiang Yu.
Jiang Yu fica um pouco surpreso quando vê Xu Qin.
No segundo em que seus olhos se encontram, os dois conseguem chegar a um acordo silencioso de evitar mencionar seu histórico.
Xiao Yixiao não percebe que os dois tiveram esse tipo relacionamento, e os apresenta com entusiasmo: “Esta é minha irmã, Meng Qin; este é meu amigo, Jiang Yu.”
Jiang Yu pergunta educada e conscientemente: “Que tipo de trabalho você faz?”
Xu Qin olha para ele: “Sou médica.”
“Os médicos devem ser muito ocupados, certo? Você não vai ser chamada de repente?” Havia significado por baixo dessas palavras.
Xu Qin olha para ele novamente. Ele sorri educadamente.
Xiao Yixiao intervem: “Eu já disse isso para ela, ser médico é muito cansativo! Seria mais relaxante para ela ir trabalhar em uma escola de medicina, mas ela não quis ouvir.”
Xu Qin abre uma garrafa de água mineral e diz: “Não quero fazer mais nada além de segurar um bisturi.” Ao dizer isso, quando está prestes a despejar a água na taça de vinho, ela estreita os olhos e vê uma pequena mancha de água no fundo.
Xu Qin chama o garçom: “Você poderia trocar o copo?”
Jiang Yu não entende o porquê. Xiao Yixiao para o garçom e tenta esclarecer: “Espera, o que há de errado com o copo?”
Xu Qin aponta para ele. Xiao Yixiao demora muito para ver claramente, e suspira: “Eu não suporto essa sua obsessão com limpeza. Seus olhos são um microscópio ou algo assim? Como tudo o que está na sua frente fica sujo?”
Xu Qin não presta atenção. Ela verifica o copo substituto. Ainda insatisfeita com o nível de limpeza, ela pede ao garçom um canudo, pega o canudo e o enxuga com um lenço de papel antes de inseri-lo na garrafa para beber.
Jiang Yu assiste suas ações em descrença, mas após meio segundo, ele abaixa a cabeça e sorri.
Xiao Yixiao: “Eu ouvi da minha mãe que sua mãe marcou um encontro às cegas para você.”
Jiang Yu pega seu copo e bebe.
Xu Qin: “É.”
Xiao Yixiao pergunta: “Gostou dela?”
Jiang Yu mexe lentamente a taça de vinho na mão.
Xu Qin: “Eu só a encontrei uma vez, não tenho muita impressão.”
Jiang Yu olha para ela e imediatamente desvia o olhar. Meng Yanchen chega e dá um tapinha no ombro de Xu Qin, ela automaticamente se move para o lado para criar um lugar para ele.
Jiang Yu olha para Xu Qin, depois olhou para Meng Yanchen e finalmente sorri e cumprimenta Meng Yanchen.
Acontece que ambos se conhecem. Mas Xu Qin não estava ciente disso.
Os três homens conversam sobre negócios, Xu Qin morde o canudo para beber sua água. Ela está sem vontade de ouvir e, inconscientemente, sua mente se afasta. Até que, em determinado momento, Xiao Yixiao atende o telefone e diz algo sobre “inspeção surpresa dos bombeiros”.
Com a palavra “bombeiro”, Xu Qin de repente volta aos seus sentidos. Ela percebe que seus arredores estão muito barulhentos, e é possível ouvir o cantor não muito longe: “Os gansos selvagens estão retornando, com o mar às suas costas, indo todos para o norte, cruzando as nuvens…”
Xu Qin olha para cima: “Essa música não é ruim.”
Xiao Yixiao já se afastou.
Ela larga a xícara e se levanta: “Vou até lá dar uma olhada.”
Meng Yanchen e Jiang Yu ficam onde estão bebendo e não se movem.
Xu Qin vê Xiao Yixiao rapidamente correndo para fora da área do lounge, do outro lado da pista de dança, e desaparece.
Ela o segue de perto. A pista de dança está cheia de pessoas e a multidão se balança junto com a música.
O vocalista de cabelos longos no palco segura uma guitarra, sua voz magnética é como uma corda de arco: “Meu amor, espere por mim na pradaria, espere em silêncio, o sol brilha através da escuridão.”
Por uma fração de segundo, uma silhueta de repente brilha nas lacunas entre a multidão. Xu Qin vê um bombeiro do outro lado da pista de dança, vestindo um uniforme verde pinho.
Um bombeiro, dois bombeiros, atravessam o corredor.
Sem sequer pensar, Xu Qin corre para a multidão dançante e as luzes girando, correndo na direção deles.
A multidão balança e dança com a música: “A flecha do tempo, ascendendo para perfurar o céu, circulando com esperança, mas incapaz de alcançar.”
Xu Qin afasta a multidão pesada, caminha para o outro lado e entra no corredor.
O gerente do bar está acompanhando os bombeiros na inspeção surpresa. Um bombeiro corre por trás de Xu Qin e vai em direção a uma figura alta: “Capitão!”
Xu Qin não consegue ouvir a voz atrás dela, o bar está muito barulhento, e o cantor grita desenfreado: “O lugar onde o coração quer estar, a terra natal que você anseia, o lugar onde seus sonhos estão enterrados, onde as flores florescem em um oceano!!!”
Xu Qin fica parada, seu coração está agitado pelo canto estridente, ela vê que eles estão prestes a sair.
Ela finalmente se aproxima e puxa a bainha da roupa dele.
Ele fica parado por um segundo e se vira lentamente.
“Algum problema?” O homem parece intrigado.
Ela se enganou, seu rosto nem se parece com Song Yan.
Xu Qin abre a mão e diz: “Eu te confundi com outra pessoa.”
Seu coração fica excepcionalmente calmo. Ela volta na direção de onde veio, passando pela multidão inquieta e sombras solitárias.
Na pista de dança, alguém pula e esbarra nela. Xu Qin recupera os sentidos mais uma vez e ouve o cantor gritar com uma voz comovente: “Voltar para o lado dele!!!––”
Assim que o rugido acaba, a música para subitamente e o mundo de repente cai em um breve silêncio.
É neste segundo de silêncio que Xu Qin ouve claramente a voz em seu coração.
Ela quer encontrar Song Yan.