[TRADUÇÃO] Waiting for You in a City - Capítulo 08

 

CAPÍTULO OITO

Tradução e revisão por Carmen M. Souza no Praticamente Única

O carro de Xu Qin segue todo o caminho para o sul no Terceiro Anel Viário do Oeste, sem engarrafamento ou sinais vermelhos. Ela logo chega fora do acampamento do Esquadrão de Bombeiros Shi Li Tai.
É tarde da noite.
As luzes da rua iluminam as folhas amarelas e as ruas estão vazias.
Xu Qin olha para dentro através da cerca, e o luar enche o enorme campo e o prédio do dormitório. Ela olha para a cerca que tem dois ou três metros de altura e está prestes a pisar nela quando um cão da polícia late do outro lado do campo.
“Au!”
Um grande cão preto corre do campo: “Au! Au!”
Xu Qin fica bastante assustada, vira a cabeça e foge. O cão se recusa a desistir, corre por 100 metros, trava em Xu Qin e late para ela através da cerca: “Au! Au!”
Os latidos são ferozes e ressoam por toda a rua.
Xu Qin corre para o portão em uma respiração, o sentinela de guarda está em pé e seus olhos se viram para olhá-la vigilantemente.
Um homem à distância exorta: “Xiao Meng!”
O latido para abruptamente.
Xu Qin endireita os cabelos e as roupas e olha naquela direção, um enorme pastor alemão está parado não muito longe, com duas orelhas pontudas eretas. Seus olhos brilhantes olham para Xu Qin e, depois de um momento, ele se vira e corre para o homem ao longe.
Xu Qin pergunta ao sentinela: “Olá, estou procurando por Song Yan.”
O sentinela olha para a placa de aviso no portão, Xu Qin segue seu olhar e vê que “nenhum visitante” está escrito nela.
O homem que chamou o cachorro caminha em sua direção. Sua figura é alta e vaga.
Xu Qin olha para ele, e logo se sente aliviada. Ele sai das sombras das árvores para a luz do luar, e ela vê claramente que é o instrutor Suo Jun.
Vendo que algo está acontecendo, Suo Jun veio questionar, e acabou por reconhecer Xu Qin: “Você…”
Xu Qin: “Olá, estou procurando Song Yan.”
Suo Jun: “Ele foi enviado para o treinamento.”
Xu Qin: “…Ah.”
Suo Jun: “O que você queria com ele?”
Xu Qin: “Nada, eu só estava passando. Obrigada, tchau.”
“Ei…” Suo Jun quer dizer algo, mas Xu Qin se vira com pressa, atravessa a rua em um ritmo muito rápido e vai embora.
O vento seco sopra da janela do carro, e a estrada à frente é escura e árdua. Toda a cidade é cinza e os edifícios altos parecem plantas murchas, cansadas e apáticas.
Seria bom se houvesse uma tempestade, Xu Qin pensando enquanto acende um cigarro, uma tempestade que afogasse a cidade seria uma boa.
Ela está prestes a sufocar, quase sufocando.

Apoie meu trabalho clicando em alguma pro pa gan da

No dia seguinte, o sol está brilhando intensamente e a temperatura sobe.
Dezenas de bombeiros passam por avaliações de aptidão física no campo de treinamento sob o sol escaldante.
Com a equipe alinhada, Song Yan assobia e o da frente se direciona para a linha de partida, corre, passa por obstáculos, rasteja, passa por obstáculos, faz flexões e abdominais.
Song Yan usa um uniforme de camuflagem. Está de pé com pernas longas, assistindo do lado com um cronômetro e um placar. Ele olha para os membros que avançam, olha para o cronômetro e registra o tempo consumido para cada tarefa.
Os membros da equipe na parte de trás olham ao redor de vez em quando, fazendo comparações em silêncio.
Uma pessoa termina, Song Yan assobia e a próxima pessoa parte. Uma hora depois, todos os membros da equipe concluem a avaliação e voltam à fila.
Song Yan olha para a folha de pontuação: “Sentido!”
Os oficiais ficam eretos.
“Descansar.”
Eles se posicionam de acordo.
“Relatando os resultados: Jiang Yi, corrida, 11 segundos e 3 centésimos, obstáculos, 17 segundos e 8 centésimos…” Song Yan olha para seus companheiros de equipe, mas vê Suo Jun atravessando o campo de treinamento, “... A pontuação total é de 2 minutos e 24 segundos, 15 segundos melhor que na semana passada. Aplausos.”
Os soldados batem palmas três vezes.
Suo Jun para sob uma árvore ao lado dele, o cão militar Xiao Meng agachado ao lado dele – a pessoa e o cão esperam por Song Yan.
Song Yan termina os relatórios um a um, guarda o placar atrás dele e diz brevemente: “O desempenho de todos melhorou, continuem o bom trabalho. Descansem por dez minutos,” olha para o relógio, “Nos reuniremos às 10:30 para o treinamento físico. Sentido!”
“Sim, senhor!” Os membros ficam em sentido e saúdam.
“Dispensados.”
Song Yan se vira para sair, caminha em direção a Suo Jun e estala os dedos para Xiao Meng: “Descansar!”
Xiao Meng, que a um momento atrás tinha uma expressão séria e se mantinha agachada, imediatamente abre a boca, estica a língua e corre em direção a Song Yan, as patas dianteiras no seu peito e o rabo abanando continuamente.
Song Yan esfrega sua cabeça e ri: “Merda, eu não te vejo há alguns dias e você sentiu tanto a minha falta.”
Suo Jun: “Você mimou esse cachorro. Ele não pode comer sem você, e tem um mau-humor terrível. Ele late quando vê pessoas. Vocês dois têm um relacionamento profundo.”
Song Yan: “É lógico, eu criei ele.”
Suo Jun responde: “Sim, este cão é muito emotivo, segue o mestre.”
Song Yan coça o pescoço do cão, levantando as sobrancelhas para olhar para ele: “Por que tenho a sensação de que você tem algo a dizer?”
Suo Jun bufa: “Eu disse que você é muito emotivo. Ah, sim, uma mulher veio te procurar há duas noites, parecia ser uma médica.”
Song Yan se abaixa e esfrega a cabeça do cão, parecendo despreocupado.
“Eu ia pedir suas informações de contato, mas ela fugiu.”
Song Yan levanta a cabeça: “Não é uma pessoa importante.”

Apoie meu trabalho clicando em alguma pro pa gan da

Chove por três dias seguidos, ficando cada vez melhor.
Xu Qin gosta de todo esse mau tempo, é como coisas pacíficas sendo rasgadas em cicatrizes feias. Mas seus colegas no hospital aparentemente não concordam.
Toda vez que o mau tempo surge, o número de pacientes de emergência aumenta exponencialmente. Recepção, salas de consulta, salas de injeção e salas de observação estão cheias de pessoas.
Xu Qin e seu grupo receberam sete vítimas de acidentes de trânsito de diferentes idades nos últimos três dias. Um deles, um menino de vinte e poucos anos, sofreu parada respiratória no caminho e morreu na chegada ao hospital.
Os pais do falecido arrastaram o médico enquanto choravam e gritavam, implorando ao médico para salvar seu filho.
Embora médicos e enfermeiros vejam muita vida e morte, eles não estão acostumados a isso.
Xiao Nan tem de enxugar as lágrimas enquanto lava as mãos na sala de limpeza.
Xu Qin pergunta: “O que há de errado?”
Xiao Nan: “O menino que morreu agora a pouco era tão jovem. Coitadinhos dos pais dele.”
“Bem…” Xu Qin termina de lavar as mãos, seca-as com um lenço de papel e diz: “Meu turno acabou. Até amanhã.”
Xiao Nan olha fixamente quando Xu Qin coloca as mãos nos bolsos e sai enquanto Xiao Bei entra: “O que você está olhando?”
Xiao Nan: “Acabei de perceber que a Dra. Xu nunca parece ter mudanças de humor.”
Xiao Bei coloca sabão na mão: “Você acabou de descobrir, mas todo mundo no hospital já sabe. Eu nunca a vi rir ou chorar. Quando ela encontra pacientes deprimentes, ela não parece sentir empatia; ela encontra membros miseráveis da família, ela não se emociona; ela não fica com raiva mesmo quando é assediada. Acho que pessoas como ela são as mais adequadas para a medicina.”
Xiao Nan questiona: “Por que você diz isso?”
Xiao Bei dá de ombros: “Eles mantêm distância do paciente e tratam a medicina racionalmente como uma profissão e academia, sem emoção.”
Xiao Nan: “Mas ouvi do Dr. Zhu Xian da unidade de queimados que o Professor Xu tem reclamações sobre a Dra. Xu e não concorda com a promoção dela para médica assistente.”
“É mesmo? Por quê? Embora a Dra. Xu não seja emotiva, ela é confiável e fácil de trabalhar. Outros médicos têm que lidar com relacionamentos interpessoais, causa muito problema.”
“Eles parecem pensar que a Dra. Xu não tem benevolência. Eu soube pela Dra. Yang Sijia que ela e a Dra. Xu foram entrevistadas no mesmo grupo. Havia vários diretores de cirurgia. O diretor Xu Ken perguntou, se um paciente crítico se candidatar à transferência para o seu hospital para cirurgia, o que você fará? Julgando pela baixa taxa de sucesso, levaria o paciente para o seu hospital? Yang Sijia disse sim, porque o nosso hospital tem médicos capacitados e resgatou muitos pacientes que outros hospitais não puderam. Ela espera se tornar uma médica miraculosa um dia.”
Xiao Bei: “E a Dra. Xu, como ela respondeu?”
Xiao Nan: “A Dra. Xu disse que ela não o salvaria.”
Xiao Bei: “Não disse o por quê?”
Xiao Nan: “Ela disse que não quer arruinar a carreira dela.”
Xiao Bei: “Caraca, tão direta?”
Xiao Nan: “Exatamente. O diretor Xu colocou uma cruz no formulário na época, mas, surpreendentemente, ela veio de qualquer maneira, e foi designada para a unidade de queimados mais qualificada no departamento cirúrgico do nosso hospital, que por acaso é o departamento que o diretor Xu cuida.”
Xiao Bei se mostra preocupada: “Então, a Dra. Xu pode ser promovida desta vez?”
Quando Xu Qin volta para casa ao meio-dia, ela descobre que a janela não estava fechada e a água da chuva havia entrado, deixando o chão de madeira sólida sujo.
Ela olha em volta, mas não há um esfregão ou um pano em casa. Não há como pedir serviço de limpeza agora.
Ela não suporta a bagunça, então procura pela casa, tira um suéter novo do armário e limpa a água do chão.
Tem chovido ultimamente e a temperatura cai. Depois que Xu Qin termina o trabalho doméstico, seu nariz fica um pouco abafado, então ela pega um casaco de malha para vestir.
Ela se senta no sofá, acende um cigarro, olha para a grande sala vazia e, sem perceber, começa a sonhar acordada. O cigarro queima até o fim sem ela perceber. Depois de ir até Shi Li Tai naquela noite, ela fica assim frequentemente. Mas ela está tão acostumada a ficar calma, que mesmo estando deprimida, ninguém nota.
Sentada por um longo tempo, seu estômago resmunga. Ela se lembra de que só comeu o bolo que Xiao Nan lhe deu pela manhã. Seu estômago está vazio. Ela pega o celular e está prestes a pedir comida quando a ligação de Meng Yanchen chega: “Qin Qin?”
“Oi.”
“Está em casa?” O horário de trabalho de Xu Qin é extremamente complicado, mas Meng Yanchen tem uma compreensão clara disso, nunca a perturbando durante o horário de trabalho e sempre cuidando dela quando ela está descansando.
“Estou.”
“Está tudo bem, eu só queria lembrá-la de que há um aviso vermelho para chuva forte esta noite, não saia.” O discurso de Meng Yanchen sempre foi plano, não há muita preocupação em seu tom.
“Entendi.” Xu Qin responde.
“Você comeu?”
“Ainda não. Estou me preparando para pedir delivery.”
Meng Yanchen faz uma pausa por um segundo e diz: “Eu ainda não comi, vamos juntos.”
Xu Qin: “Ir para onde?”
Meng Yanchen: “Onde você quer comer?”
Xu Qin: “Jiang Zhi Chu.”
Meng Yanchen sorri levemente na outra extremidade: “Você nunca se cansa de comer lá.”
Xu Qin: “Eu vou sair agora.”
Meng Yanchen: “Não, está chovendo demais e a estrada não é segura. Eu vou levar a comida para você.”
Xu Qin: “Eles fazem comida para viagem?”
“Não.” Meng Yanchen diz: “Espere por mim.”
Enquanto espera, Xu Qin guarda todos os cinzeiros e as caixas de cigarros em casa, toma um banho e lava o cabelo, veste roupas limpas e descansa no sofá embrulhada em um cobertor.

Apoie meu trabalho clicando em alguma pro pa gan da

Não muito tempo depois, Meng Yanchen chega, carregando uma delicada cesta de bambu de alimentos, e placas de porcelana de jade branco em camadas: tiras de raiz de lótus fritas, dentes de alho fritos, sementes de lótus fritas, robalo cozido no vapor, sopa de costelas de lótus.
O apetite de Xu Qin é quase o mesmo de sempre, uma pequena tigela de arroz é seguida por uma pequena tigela de sopa, nem mais, nem menos. Meng Yanchen, no entanto, tem um bom apetite e esvazia os pratos.
Depois de comer, ele leva os pratos à cozinha para lavar e pergunta: “Você está morando aqui há tanto tempo, não usou a cozinha?”
“Não.” Xu Qin olha para trás, Meng Yanchen está parado atrás do balcão aberto lavando pratos, as mangas de sua camisa escura estão enroladas em seus braços.
Meng Yanchen diz: “Quer que eu encontre uma cozinheira para você?”
“Não. O hospital tem uma cantina. Também é conveniente pedir comida para viagem.”
Meng Yanchen não diz mais nada. Após lavar a louça, ele vê a chaleira na mesa. A tomada é britânica. Olhando em volta, não há nenhuma chaleira recém-comprada.
Ele olha para o plugue por um longo tempo, sua voz de repente cai e ele diz: “Qin Qin, você não sabe se cuidar, o que você fará no futuro?”
A sala fica silenciosa, exceto pelo som de gotas de chuva do lado de fora da janela.
Xu Qin se abraça e se enrola na cadeira, olhando para o vidro embaçado pela chuva, e diz: “Você já se esqueceu das suas palavras?”
Meng Yanchen sai trabalhar e Xu Qin dorme em casa até as 3:30. Ela é acordada por um telefonema do médico em plantão Dong Yuanyi, dizendo que a unidade de queimados recebeu um paciente com 90% ou mais de queimaduras de terceiro grau. Vários professores, como Wang Guodong, Xu Ken e Gao Liang, vão realizar a operação. A oportunidade é rara, por isso a está chamando para ir observar.
Xu Qin imediatamente parte para o hospital. Quando o carro sai da garagem subterrânea do complexo de apartamentos, está chovendo.
Ela corre para o hospital e entra na sala de observação ao lado da sala de cirurgia. Todos os cirurgiões que não estavam de plantão estão ali. Xu Qin encontra um assento de canto e senta-se. Naquele momento, o diretor Wang está realizando uma traqueostomia no paciente.
Xu Qin senta-se ao lado da janela de vidro por mais de seis horas, sem perceber a passagem do tempo.
Quando a operação final é completada com sucesso, os colegas retornam aos seus postos um após o outro.
O próximo turno de Xu Qin será às 8:00 da manhã de amanhã. Ela quer discutir os detalhes da operação com os professores – como a seleção, medição e tempo de cada infusão e medicação –, mas, considerando que eles operaram por sete a oito horas seguidas, e estão exaustos, ela decide esperar até o dia seguinte e volta para casa.
O estacionamento subterrâneo do hospital está coberto por uma camada de água que Deus sabe de onde veio. Xu Qin está ponderando a operação em sua mente e não percebe.
Ela ainda está distraída quando coloca o carro na estrada, e não percebe que a chuva é assustadoramente pesada.
Durante as mais de seis horas que ela ficou no hospital, o mundo exterior foi virado de cabeça para baixo, e a cidade está cheia de água estagnada.
Os pedestres correm no viaduto, mergulhando na água que chega às suas pernas, segurando seus guarda-chuvas que logo são levados pelo vento os deixando sem proteção alguma. Até as capas de chuva são rasgadas pelo vento. Os veículos passam lentamente na água, e alguns enguiçam.
Quando Xu Qin percebe que o nível da água não está certo, a água já está na altura das rodas. Ela imediatamente desacelera e se prepara para dar ré, mas assim que muda a marcha, o carro para. Após algumas tentativas, o carro não liga, e um carro atrás dela acelera e bate na traseira do seu carro antes que possa frear.
O carro desliza dois ou três metros para frente, e Xu Qin sente claramente o carro se inclinar para frente, como se estivesse descendo. A chuva é torrencial. Através do limpador de para-brisa, Xu Qin tenta ver os sinais familiares na estrada à frente, e de repente percebe que esta é uma passagem submersa da ponte!
Ela imediatamente puxa o freio de mão, mas a chuva continua a descer pela ponte, empurrando o carro pela encosta.
Xu Qin solta o cinto de segurança e pressiona a janela. A janela automática falha completamente e a porta não pode ser aberta.
Ela calmamente tira o telefone da bolsa e disca 110.
“Olá, 110—”
“Alô. Eu estou presa dentro do meu carro que vai cair na água. É na passagem submersa da Ponte dos Cantores, uma BMW branca.”
“Não entre em pânico, por favor, ligue para os bombeiros no 119 para resgate.”
Quando Xu Qin ouve os três números, ela para de responder por um momento e a ligação também é cortada.

Fique registrado que não lembro
se Xiao Meng é fêmea ou macho,
então isso pode mudar no futuro
se o texto deixar claro que é fêmea